a) RECURSOS PARADOS, combinados com uma defesa fraca o suficiente para o ataque ser lucrativo.
b) FROTA PARADA EM UM PLANETA. Se alguém atacar seu planeta que está com uma frota parada, o ataque vai destruir sua frota e gerar um campo de destroços (CD) lucrativo para o atacante.
Portanto:
a) NUNCA DEIXE RECURSOS PARADOS EM QUALQUER DE SEUS PLANETAS, seja o principal, sejam suas colônias.
b) NUNCA DEIXE FROTA RELEVANTE ESTACIONADA NO SEU PLANETA, porque os recursos que o atacante vai roubar, somados com o CD gerado no ataque, pode ser extremamente lucrativo para o atacante.
Como fazer isso?
a) Gaste seus recursos. Recurso é para investir, não para deixar parado.
b) Se você não tiver em que gastar, ou tiver que economizar recursos para investir mais tarde em outra coisa mais cara, tem duas alternativas, FLEETSAVE e FAKE .
1) FLEETSAVE:
O que é?
É uma forma de se manter seus recursos e frotas a salvo de ataques, de forma que estejam viajando enquanto seu dono está off-line do Ogame, e só cheguem ao seu destino na hora programada, em que o jogador estará online para protegê-los ou usá-los.
Qual é o modo mais indicado para fazer fleetsave?
Pode-se usar o modo TRANSFERIR, para fleetsave entre seus planetas ou luas; ou modo RECOLHER, para fleetsave direcionados a campos de destroços.
1º) O modo mais seguro para fleetsave é o MODO TRANSFERIR, de uma LUA para outra LUA, pertencentes ambas ao próprio jogador. Esse tipo de fleetsave é indetectável pelo SENSOR PHALANX de um inimigo.
Atenção com os possíveis problemas desse tipo de fleetsave:
A) Se destruírem a lua de origem do fleet, não acontece nada; a frota chega normal ao seu destino e ninguém consegue passar o phalanx em nada.
B) Já se destruírem a lua em que o fleet vai chegar, o frota se desvia para o planeta a que pertencia a lua destruída. Mas, se você estiver online, pode mandar a frota voltar para a lua de origem, cancelando o transferir. Se isso acontecer, você pode confundir o atacante mandando transferir várias frotas (cargueiros, qualquer coisa) para aquele planeta e manda todos voltarem. Assim, ele pode se confundir no horário que sua frota vai chegar na lua.
2º) O segundo modo mais seguro, também indetectável pelo SENSOR PHALANX, é RECOLHER de uma lua para um campo de destroços. Use de preferência campos de destroços que não sejam seus, para evitar que algum atacante que esteja te estudando faça as contas e deduza quando seu fleetsave vai chegar.
Atenção com os pontos negativos desse tipo de fleetsave:
A) Não tem como mandar voltar o fleetsave depois que ele já atingiu o CD.
B) Se alguém estudar seu comportamento e descobrir a hora você manda seus cargueiros transportarem seus recursos pra lua (da qual parte o seu fleet), ou qualquer outro modo de estudar você, observando a hora que o CD que você usa some, ou outro modo, o atacante pode deduzir a hora que seu fleet vai voltar e atacar naquela hora.
C) Se destruírem a sua lua, a frota volta para o planeta (no qual estava a lua). Aí podem passar o phalanx no planeta e ver a frota que está no fleet.
3º) Outros modo NÃO são seguros, são todos DETECTÁVEIS pelo SENSOR PHALANX inimigo. Então, é aconselhável que cada jogador possua ao menos uma lua.
Pré-requisitos para um fleetsave de recursos:
a) Tenha cargueiros disponíveis parados em cada planeta seu, em uma quantidade suficiente para o transporte de todos os recursos produzidos por ele durante o intervalo de um fleetsave para o outro.
Obs.: Deve ser suficiente ter entre 110 e 200 cargueiros grandes em cada planeta, mas fique atento para que a defesa de todos os seus planetas aguente evitar um ataque.
b) Tenha de 5.000 a 8.000 cargueiros grandes disponíveis somente para o fleetsave. Eles nunca ficarão estacionados, estarão sempre viajando, guardando seus recursos das espionagens inimigas.
Como fazer o fleetsave?
1) Defina de qual planeta ou lua vai partir seu fleetsave. Luas são melhores, pois o movimento da frota não poderá ser detectado pelo SENSOR PHALANX inimigo.
2) Transporte todos os recursos de todos os seus planetas para esse planeta, a cada 12 horas ou a cada 24 horas, de acordo com a sua disponibilidade de tempo.
Dica 1: Altere a velocidade de acordo com a distância de cada planeta, para que todos os cargueiros cheguem juntos ao seu destino.
Dica 2: Lembre-se de ajustar a velocidade dos seus cargueiros para chegarem junto com seu fleetsave. Isso vai permitir que tudo seja “jogo rápido”, evitando que frotas e recursos fiquem parados por muito tempo.
3) Mande todas as suas frotas e recursos em fleetsave, programando para que tudo volte em uma hora que você esteja online, para fazer tudo de novo.
Esse procedimento simples vai permitir que possa acumular recursos para obter a evolução de minas e astrofísica que almeja, com segurança para suas frotas, recursos e planetas, sem correr risco de farms.
2) FAKE:
O que é?
É uma forma de se esconder recursos no planeta sem que os espiões possam detectar, ou roubá-los no caso de um ataque.
Como fazer?
a) Você manda construir minas e/ou estruturas e/ou pesquisas em um ou mais planetas. Esses recursos estarão escondidos nessa estrutura ou pesquisa, e os espiões não verão. Aí você precisa administrar o tempo de término da construção dessa estrutura ou pesquisa, para poder cancelar a produção antes de ela terminar. Você poderá mandar construir e cancelar quantas vezes forem necessárias.
b) No momento em que você tiver acumulado todos os recursos que precisará para fazer aquilo que você estava planejando, você cancela tudo que mandou construir, e envia tudo para um planeta só, onde você vai construir essa coisa cara que queria.
Exemplo: Você quer fazer uma pesquisa de Astrofísica nível 18 (54,163Mi de metal, 108,327Mi de cristal, 54,163Mi de deutério). É claro que não dá pra ficar guardando os recursos nos seus armazéns até poder pesquisar, então você manda construir várias minas de cristal em vários planetas seus, manda fazer uma pesquisa que gasta muito deutério (Tecnologia de Computadores ou Rede Intergaláctica de Pesquisas, por exemplo) e vai administrando, vai cancelando e mandando fazer de novo, quantas vezes forem necessárias. Quando você completar (no total de todas essas minas e pesquisa) o valor que você precisa para a Astrofísica 18, você transporta tudo para um planeta só e faz a Astrofísica.
Assim você acumula os recursos necessários, sem chamar a atenção de atacantes.
DEFESAS DE ACORDO COM A PRODUÇÃO DO PLANETA
Isso é uma sugestão de defesa indicada para quem liga o Ogame de 12 em 12 horas, somente para evitar que o jogador seja farmado nesse intervalo de tempo em que está desligado, no trabalho, no estudo ou dormindo.
Quem liga mais vezes que isso não precisa se preocupar em ter tanta defesa, e quem liga menos do que duas vezes ao dia, é aconselhável ter mais defesas que o sugerido.
Reitero que o motivo de ataques em seus planetas são recursos e frotas parados à vista das espionagens inimigas; fazendo FLEETSAVE ou FAKE, você estará protegendo o seu planeta de forma mais eficaz do que fazendo um grande BUNKER nele.
Mas também é aconselhado que cada jogador tenha ao menos um PLANETA-BUNKER, que deve ser um planeta grande, com lua, com nanites, hangar, armazéns e laboratório de pesquisas bem desenvolvidos. Esse será o seu planeta principal (PP) e é nele que vão circular maiores quantidades de recursos, é onde serão produzidas suas naves, onde serão feitas as pesquisas, onde serão feitas as trocas com o mercador, de onde se coordenarão os fleetsaves, etc. Nesse planeta, é aconselhável quadruplicar ou quintuplicar a defesa mencionada na tabela, para retardar um possível ataque oportunista em um momento de fragilidade (que estejam frotas temporariamente estacionadas, recursos temporariamente parados, etc.).
Como calcular e encaixar seus planetas na tabela?
Faça um cálculo para cada planeta. Se for uma colônia, use a fórmula abaixo; se for seu planeta primeiro, aumente um pouco as defesas, de acordo com o critério que achar adequado (eu sugiro dobrar). E se for o seu planeta principal, quadruplique o quintuplique esse número.
Some a produção (por hora) de metal, cristal e deutério de seu planeta. Essa será sua produção total. Depois disso, encaixe na tabela abaixo e faça as defesas indicadas nela.
PRODUÇÃO TOTAL = PRODUÇÃO METAL + PRODUÇÃO CRISTAL + PRODUÇÃO DEUTÉRIO